Cada vez mais fica evidente a preocupação com o uso consciente de nossos recursos, por isso, pesquisamos formas para vocês economizarem energia em cada cômodo da casa. Vejam:
COZINHA E LAVANDERIA
- Evite deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo, pois ela ganhará calor de fora e gastará mais tempo e energia para retomar a temperatura ideal;
- Escolha eletrodomésticos que tenham o selo Procel de Economia de Energia ou o selo Conpet. O primeiro é concedido pela Eletrobrás e pelo Inmetro aos aparelhos que têm os melhores índices de eficiência energética — ou seja, que apresentam um bom desempenho consumindo pouca energia. Já o selo do Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), é concedido pela Petrobrás a equipamentos domésticos a gás (como fogões e aquecedores de água) que alcançam melhor rendimento energético com o menor consumo de combustíveis fósseis.
- Não deixe os eletrodomésticos como micro-ondas, torradeiras e cafeteiras o tempo todo na tomada;
- Deixe a roupa suja acumular antes de colocá-la na máquina, pois assim você usa menos vezes a máquina, economizando energia e água.
QUARTOS E SALA
- Use lâmpadas econômicas, e evite deixar as luzes acesas quando não houver ninguém no comodo;
- Quando for construir ou reformar, se atente aos interruptores da casa, pois a instalação de interruptores independentes evitam que você precise ligar todas as luzes de um comodo ao mesmo tempo;
- Use cortinas claras e de tecido leve, pois assim a luz natural entra e evita que você acenda luzes sem necessidade;
- Abra as janelas e portas e deixe o ar circular, evite ao máximo o uso do ar-condicionado;
- Durante a manhã, evite acender as luzes, ao acordar abra as janelas;
- Para ler, use abajures e luminárias, evite ascender a luz da casa toda;
- Aparelhos em stand by também consomem energia, portanto retire da tomada aqueles que não são utilizados com frequência.
BANHEIRO
- Tome banhos mais curtos, pois o chuveiro elétrico é normalmente o aparelho da casa que mais consome energia;
- Se possível, utilize sempre a energia solar para aquecer a água dos banhos;
- Use interruptores separados para lâmpadas com funções diferentes.
JARDIM
- Existem luminárias fotovoltaicas, que captam a luz solar durante o dia e à noite acendem, trata-se de uma tecnologia transforma a luz solar em energia elétrica e a armazena para o consumo durante a noite.
Gostam de nossas dicas? Continuem lendo o blog da Roca Imóveis e veja muitas outras!
Nenhum comentário:
Postar um comentário