Para quem mora em apartamento a falta de espaço dificulta o cultivo da sua própria horta. Mas para acabar com essa história a Roca Imóveis trouxe algumas dicas para você ter as suas ervas mais usadas na cozinha sempre frescas, limpas e livre de agrotóxicos! Confira:
1. Para começar:
Ache um local onde pegue bastante sol, pois as hortaliças precisam de no mínimo 5 horas de luz solar por dia. O ideal é coloca-las na varanda ou junto de alguma janela.
2. Onde plantar?
Em qualquer vasilhame, de jardineiras a jarros (com volume mínimo de 1 litro) até canos de PVC (de 30 cm de diâmetro) cortados ao meio. Dá para usar também garrafas PET de 2 litros (cortadas acima da metade) ou até carrinhos de mão. Mas não esqueça! É preciso sempre furar embaixo para a drenagem da água.
3. Preparo do solo:
Melhor comprar terra pronta, com matéria orgânica, nitrogênio, fósforo e potássio. Mas cuide para não exagerar no adubo, pois o excesso pode “queimar” a planta e assim mata-la.
4. O que plantar?
Opte por hortaliças com raízes curtas, como alface, coentro, cebolinha, salsa, pimentão e couve-flor, ou até frutas de pequeno porte, como tomate-cereja e morango. Vegetais de raízes longas, como cenoura, rabanete e mandioquinha, não se adaptam bem a solos pouco profundos.
5. Fique atento! Tome cuidados no plantio:
A plantação começa com sementes ou mudas, dependendo da cultura. Pesquise o espaçamento ideal de cada planta para que ela cresça plenamente. Um pé de alface, por exemplo, deve ser plantado a 20 cm dos demais, enquanto para tomate e couve a distância sobe para 35 cm.
6. Rega e manutenção:
No início, regue três vezes por dia até que a semente germine ou a muda pegue. Depois, basta uma rega diária, de preferência pela manhã. Retire plantas invasoras e proteja a horta de insetos, principalmente borboletas. Seus ovos viram larvas, que se alimentam das plantas.
Pronto! Além de ter alimentos frescos você pode deixar a horta com um visual super moderno. Agora é só cultivar e aproveitar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário