quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Como usar amônia em casa


A amônia é uma substância bastante usada em produtos de limpeza, alisantes de cabelo e fertilizantes. Ela é uma ótima aliada para deixar o forno limpinho e até aliviar uma picada de abelha, no entanto, seu uso necessita de alguns cuidados como arejar o ambiente e proteger o nariz e a boca com máscara descartável. Veja aqui como usar amônia em casa:

- Para retirar manchas de gordura: misture duas partes de água com uma de amônia e passe na mancha. A alcalinidade da amônia dissolve os ácidos graxos do molho, fazendo a gordura desaparecer em segundos! Depois lave a peça normalmente.

- Brilho nas roupas por excesso de uso: misture 1/2 litro de água e 1 colher (sopa) de amônia e passe a solução com uma espoja nas áreas brilhantes. A amônia dissolve a gordura impregnada nas fibras e abre os poros do tecido.

- Afaste os animais do seu lixo: Encha um borrifador com a mistura de 1 litro de água e 1 colher (chá) de amônia e pulverize nos sacos de lixo. Os bichos sentirão o cheiro de nitrogênio presente nos vapores da amônia e não chegarão perto!

- Limpar o forno: coloque amônia numa tigela rasa e mantenha dentro dele por uma noite. No dia seguinte, passe uma esponja ou pano úmido. Os vapores da substância penetram facilmente na gordura do forno, dissolvendo-a e facilitando a limpeza. Não precisa nem esfregar!

- Deixar as toalhas macias e cheirosas: coloque 1/2 xícara (chá) de amônia no ciclo de lavagem da máquina e depois seque como de costume. Os solventes contidos na amônia dissolvem o acúmulo de gordura que fica na toalha e ainda neutraliza qualquer cheirinho de mofo.

Seja como for usar, faça sempre um teste antes para evitar surpresas.

Dicas Retiradas do site Planeta Sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...