terça-feira, 21 de outubro de 2014

5 Formas de aliviar o calor


Se você não tem a casa totalmente climatizada, provavelmente esta sofrendo com as altas temperaturas. Veja algumas dicas que vão te ajudar a passar por esta fase tão quente, sem tanto sofrimento.

1) Feche-as nas horas mais quentes do dia, para diminuir a entrada de calor. O importante é que elas sejam de tecidos leves, sintéticos ou naturais, os que esquentam mais são os mais "fechados", com muitos fios por centímetro. Os tecidos mais vazados permitem melhor ventilação. Por isso, um tecido que é "leve" por ser feito com fios bem finos, como a organza ou o voal, não é necessariamente o melhor, porque pode ter a construção mais fechada. As cores devem ser claras.

2) Troque a tradicional dupla arroz e feijão por porções de carboidratos que podem ser servidas frias, como cuscuz marroquino com legumes ou salada de grãos. Introduza frutas nas saladas, como cubos de manga, gomos de tangerina, lascas de morango ou ameixa. Outra dica é usar suco de laranja gelado com ervas e outros condimentos para temperar saladas.

3) Estoque bebidas geladas com "temperos" refrescantes: chá de capim-limão, suco de abacaxi misturado com chá-verde etc.

4) Use lençol de puro algodão. Nesse caso, ao contrário do que acontece com as cortinas, um tecido natural de trama mais fechada (como algodão com mais de 200 fios/cm) é melhor, porque permite maior troca térmica entre o corpo e a superfície de contato e absorve melhor o suor.

5) Quando não dá para tomar uma boa ducha, um "banho de gato" ajuda. Molhar alguns pontos do corpo com água fresca diminui a temperatura do sangue que circula no local. Molhe os pulsos e as têmporas: como são pontos com artérias mais superficiais, o efeito refrescante é mais rápido.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...