Esta é com certeza uma grande notícia para você que está sonhando com sua casa própria, pois em breve, com o novo sistema eletrônico, o comprador não precisará levar a documentação pessoalmente ao banco, o que diminuirá a burocracia da aprovação do financiamento, uma das operações mais complexas hoje.
Com o aquecimento do setor, e o crescimento do crédito imobiliário, os bancos concentraram esforços para diminuir a burocracia e assim, pretendem viabilizar o registro eletrônico, como a padronização dos contratos. Por esse sistema, o comprador não precisará levar o documento pessoalmente até o cartório, esperar dias pelo registro na matrícula do imóvel e, depois, voltar ao banco com os papéis. A comunicação seria feita diretamente entre banco e cartório, por meio de um sistema. Essa mudança reduziria para uma semana o prazo de aprovação do crédito, que hoje é de 30 dias, em média.
A discussão começou no ano passado, mas ainda não há data para a entrada em vigor do novo sistema. O maior entrave é a necessidade da assinatura eletrônica dos envolvidos.
Segundo a Abecip (Associação das Entidades de Crédito), o prazo e número de documentos pedidos para o financiamento vêm caindo. Há cinco anos eram solicitados cerca de 45 documentos. Hoje, a média é de dez. Em relação ao tempo de aprovação após o envio dos papéis, os bancos estimam uma média de 15 dias, ante os 60 dias de 2007.
Como é hoje:
- O registro na matrícula do imóvel não sai na hora, ou seja, é preciso voltar alguns dias depois para buscá-lo
- Com o documento em mãos, é preciso ir novamente ao banco
- Tempo médio gasto: 30 dias
- Tempo estimado: 1 semana
- Desafio: necessidade de assinatura eletrônica nos documentos
- Prazo para implementação: desconhecido
Agora não se esqueça: venha escolher seu imóvel com a Roca Imóveis!
Fonte: Folha de S.Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário