segunda-feira, 16 de julho de 2012

Alimentos que podem ser congelados


Conhecimento é tudo em nossas vidas, saber o que se pode fazer, por exemplo, para evitar o desperdício em um mundo em que só se vê o consumo exacerbado, pode ser um ganho para o futuro do nosso planeta. Muitas vezes jogamos fora aquele resto de vinho ou suco que ficou na garrafa, entre outros, que estão em bom estado e ainda dentro do prazo de validade. Mas agora vocês vão descobrir vários alimentos e bebidas que podem ser congelados e ter uma vida útil muito maior. Confira:

Vinho


O vinho além de ser uma bebida muito saborosa, é também um ingrediente para várias receitas. Por isso, aproveite o vinho que sobrou e guarde no congelador para usar em um prato. Congele em formas de gelo, e depois envolva-os em papel alumínio para que a bebida não pegue o gosto de outros alimentos no congelador.  Na hora de consumir, é só retirar os cubinhos e esperar que eles derretam.

Verduras e Legumes


O ideal na hora de congelar verduras e legumes é usar uma sacolinha a vácuo, pois quanto menos ar interno tiver, menor a chance de se acumular gelo. No caso dos legumes cozidos, ao terminar o cozimento, coloque-os em um saquinho e deixe em um recipiente com água e cubos de gelo por cinco minutos antes de irem para o congelador. O choque térmico vai garantir mais qualidade e sabor na hora de consumir.

Ovos


Os ovos são alimentos altamente perecíveis, mas que podem ser congelados em uma mistura da clara e da gema, de preferencia em um saquinho a vácuo ou pote com pouco ar. É importante etiquetar o pote ou saco para saber ao certo quantos ovos estão no recipiente, para usá-los corretamente na receita.

Nozes e Castanha


Elas fazem o maior sucesso no Natal, e devido aos seus nutrientes, estão cada vez mais presentes na mesa dos brasileiros. Para  serem consumidas em longo prazo, basta colocá-las em um pote que fique quase cheio e congelar. Ao serem descongeladas, podem acompanhar a cervejinha ou uma receita.

Pães


Coloque um uma sacolinha, de preferência a vácuo, para evitar que se forme gelo. Na hora de consumir, leve-o ao forno, assim ele ficará delicioso e crocante.

Gengibre


Se estiver inteiro, é só coloca-lo em um saquinho, mas se estiver picado, envolva-o em papel alumínio, pois assim você evita manchas escuras ao ser descongelado.

Leite


O leite pode ser tranquilamente congelado em uma garrafa de vidro ou plástico. No caso de vidro, o recipiente não pode estar totalmente cheio, para evitar uma possível explosão. Depois de descongelá-lo é importante não demorar muito para consumir, ou o leite pode acabar azedando ou ficando com um gosto ruim e artificial.

Suco de Frutas Cítricas


Laranjada e limonada podem sim ir ao congelador, mas quando descongeladas devem ir para receitas, pois com o congelamento, além de perder a vitamina C, o suco muda de sabor.

Queijos


Queijos amarelos como o prato e mussarela podem ir tranquilamente ao congelador. Já queijos mais sofisticados, como brie ou gorgonzola, perdem um pouco da textura após o congelamento, então devem ser usados apenas em alguma receita, em recheios ou massas.

Manteiga


Para congelar a manteiga, envolva-a em papel manteiga e depois coloque em um saquinho. Após descongelamento, a manteiga ainda estará perfeita para derreter no pão quentinho ou ser usada em receitas.

Gostaram das dicas da Roca Imóveis de hoje? Mas saibam também que os alimentos não devem ficar congelados por mais de três meses, por isso, etiquete tudo o que congelar. 

Fonte: Casa GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...