segunda-feira, 4 de junho de 2012

Brasil está em quarto lugar no mundo em construções sustentáveis


Segundo o órgão internacional Green Building Council (US GBC) o Brasil está em quarto lugar no ranking mundial de construções sustentáveis.

A inserção de construções sustentáveis é recente no país, pois somente em 2004 tivemos registro do primeiro prédio, e a partir de 2007, foi quando o conceito realmente começou a ganhar força.

Hoje temos um total de 526 empreendimentos sustentáveis, sendo 52 certificados e 474 em processo de certificação no US GBC. Até 2007, eram apenas oito projetos brasileiros certificados.


Os Estados Unidos lideram o ranking, com um total de 40.262 construções sustentáveis, seguido pela China e os Emirados Árabes. Os Estados Unidos, começaram a pensar em construções sustentáveis 15 anos antes do Brasil, por conta disso já existe uma cultura voltada para as construções "verde". Aqui no Brasil, nós ainda estamos nessa etapa inicial de mudar a cultura e provar que é viável trabalhar em cima desse conceito na construção civil, que é um dos setores que mais causam impacto ao meio ambiente.

Esses prédios chamados de “verde” não possuem nível zero de gás carbônico, mas os impactos são bastante reduzidos. Em alguns países existem prédios autossustentáveis, que geram a própria energia que consomem e neutralizam o carbono emitido.


O GBC Brasil pretende incorporar o conceito de sustentabilidade também em construções populares, implantando cobertura verde, aproveitamento da água pluvial, aquecimento solar, etc. E vocês, gostariam de morar em uma construção sustentável? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...