sexta-feira, 23 de março de 2012

Quando posso usar o FGTS para a compra de um imóvel?

Todo mês, o valor de 8% do salário do trabalhador com contrato formal regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é depositado pelo empregador no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), com o intuito de garantir proteção financeira aos brasileiros demitidos sem justa causa.

Todavia, não necessariamente você precisa perder seu emprega para ter acesso aos recursos do fundo, pois alguns trabalhadores podem utilizar o valor acumulado para comprar um imóvel residencial, desde que atendam a algumas exigências da Caixa Econômica Federal.

A regra básica para sacar o FGTS é ter no mínimo três anos de contribuição ao fundo, sejam eles ininterruptos ou não. O imóvel precisa ser da mesma região de onde você trabalha, mas caso more em uma cidade, e trabalhe em outra mais distante, neste caso você terá que apresentar comprovantes de residência deste local de pelo menos um ano.

Caso opte por tomar um empréstimo para comprar um imóvel, pode-se utilizar o FGTS para dar de entrada, e os recursos que forem depositados no fundo posteriormente poderão ser sacados novamente a cada dois anos para pagar parte ou 100% do saldo devedor.

Em março de 2010, passou a ser possível pagar parte das prestações de consórcios, mas isso, para quem já tenha sido contemplado com a carta de crédito, e adquirido o imóvel. Neste caso, para sacar o recurso, o imóvel e o consórcio devem estar no nome do beneficiado e o valor de compra do imóvel também não pode superar 500.000 reais.

É importante fazer uma pesquisa sobre o imóvel que deseja adquirir, antes de dar entrada no pedido de FGTS, pois se caso o antigo proprietário da casa tenha recorrido ao FGTS, nos últimos três anos para adquiri-la, você não poderá utilizar o recurso para a transação.

Após a apresentação de todos os documentos requeridos, a Caixa fará uma avaliação do valor do imóvel e da documentação apresentada. Caso o custo proposto pelo vendedor supere avaliação dos técnicos da Caixa, o FGTS não será liberado.

O prazo para o saque do FGTS vai depender do tempo que você pode gastar para providenciar toda a documentação necessária, mas estando tudo aprovado, é estimado que em menos de dez dias você já esteja com o dinheiro na mão, pronto para comprar sua casa própria com a Roca Imóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...