quinta-feira, 15 de março de 2012

Há uma bolha no setor imobiliário?

Há algum tempo os imóveis estão sofrendo forte valorização no Brasil, o que levou muita gente a questionar se estamos diante ou não de uma bolha no setor.

Em 2011, os preços médios do metro quadrado no país aumentaram 25,5%, e em fevereiro deste ano, o valor médio do metro quadrado subiu 1,5%, superando a taxa observada em janeiro e dezembro de 2011, meses em que o indicador oscilou 1,1% segundo o Índice FipeZap.

Estes números podem assustar quem está pensando em adquirir um imóvel, mas segundo especialistas do setor, não existe uma bolha, e os preços não devem subir mais, e nem cair.

Um dado que pode confirmar a não existência de bolha é o crédito imobiliário como participação do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil, de 4,7% (dado de dezembro de 2011), distante do que se observa em países emergentes ou em nações mais ricas, segundo estudo da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

Neste ano, os preços dos imóveis em média, devem aumentar conforme o crescimento da economia. Mas claro, que tudo depende do local onde esteja situado o imóvel, uma vez que há bairros em desenvolvimento que ainda podem ter seus preços aumentados.

Segundo pesquisa da Associação de Investidores Estrangeiros no Setor Imobiliário (Afire, em inglês), o Brasil é o segundo país com maior potencial de valorização em 2012, perdendo apenas para os EUA. Em terceiro lugar, está a China. Na edição anterior do estudo, o Brasil tinha ficado na quarta posição.

Hoje em dia, podemos dizer que investir em imóveis pode ser uma boa opção, ainda mais para quem pretende investir em bairros em expansão e nas cidades do interior paulista, uma vez que estas cidades demonstram um enorme potencial imobiliário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...