quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Ekokook – a cozinha inteligente

Uma cozinha ecológica, totalmente sustentável e que causa muito menos impactos ao meio ambiente. Talvez a frase acima se encaixe num futuro ainda distante, mas aí que está o erro. A Ekokook já é uma realidade e vem a se tornar um dos projetos mais próximos do seu dia-a-dia quando o assunto é sustentabilidade.

Desenvolvido pelos franceses da Faltazi, a cozinha pode parecer muito grande, mas na verdade seu tamanho é compatível com o seu uso. Funciona assim, o sistema possui três miniusinas de reciclagem. Na primeira etapa, os materiais sólidos (vidro, plástico, papel e metal) são triturados até ficarem bem pequenos. Uma bola de aço faz todo o serviço, quebrando os vidros, amassando as latas e transforma tudo em um briquete, ou seja, uma fonte comprimida de material energético.

Depois á água utilizada é coletada e reciclada, podendo ser usada para regar plantas ou fazer a faxina da casa. Já os restos orgânicos são despejados em um contêiner com minhocas, que se alimentam dessas substâncias. Três meses depois, tudo aquilo vira um ótimo adubo. Não podemos deixar de citar que a geladeira já é integrada com todo o sistema, além de um espaço para você armazenar seus mantimentos.

O tratamento do lixo no local reduz a geração de CO2 dos caminhões de lixo, resultando em menos ruído e menos poluição atmosférica. Isso sim é pensar verde!

Fonte: we are shop talk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...