terça-feira, 29 de maio de 2012

Como fazer: Sabão com Óleo de Cozinha


Depois de passar anos consumindo em excesso, o mundo se encontra tendo que economizar ao máximo, e nunca se ouviu falar tanto em sustentabilidade e reaproveitamento. Se pararmos para pesquisar, encontramos maneiras criativas de aproveitar quase tudo que normalmente jogamos no lixo. 

No caso do óleo de cozinha, muita gente o joga fora, muitas vezes o despejam no esgoto, todavia cada litro de óleo tem potencial para poluir cerca de um milhão de litros de água, o que equivale à quantidade que uma pessoa consome ao longo de 14 anos de vida. Se for para a rede de esgoto, o óleo também encarece o tratamento dos resíduos em 45%.


Então, que tal começar a aproveitá-lo para fazer sabão? Além de poder economizar com produtos de limpeza, você ajuda o meio ambiente. Aprenda  a fazer com a gente:

1. Separe caixas de leite vazias para servirem de forma para seu sabão. Para essa receita 7 caixas serão utilizadas. 

2. Para fazer o sabão você precisará de:

1 quilo de soda cáustica em escamas 
5 litros de óleo (lembre-se de peneirar o óleo antes de usá-lo)
1 copo de sabão em pó
1 litro de água fervendo
1/2 copo americano de essência de eucalipto ou qualquer essência que preferir.

3. Para preparar, use um balde plástico, coloque a água fervendo em primeiro lugar, e depois, com muito cuidado despeje a  soda cáustica (para evitar acidentes, use equipamentos para se proteger, como luvas e óculos). Quando a reação da soda cáustica com a água fervendo passar, adicione os cinco litros de óleo e mexa com algum pedaço de madeira. Agora adicione o sabão em pó e a essência, mas não pare de mexer e espere até que a consistência da mistura fique pastosa. Não pare de mexer, pois o resultado final será prejudicado. Só pare de mexer quando a mistura apresentar uma consistência pastosa.

4. Quando a mistura alcançar a consistência desejada, coloque o líquido nas caixinhas, mas com muito cuidado. Deixe nas caixinhas por volta de uma semana. Após este período, o sabão irá endurecer, mas ainda estará levemente mole, mas ele poderá ser tirado da caixinha e ser cortado em pedras de sabão. Cada caixa equivale a quatro pedras de sabão. Depois de cortadas, deixe as pedras por mais alguns dias expostas ao sol, pois o seu uso imediato pode causar irritações na pele. Quando certificar que o sabão está realmente duro, ele poderá ser usado.

Gostaram das nossas dicas? Fiquem ligados e indiquem nosso blog para os amigos!


Fonte: Como fazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...