segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Fazendas verticais


Cidades como São Paulo, por exemplo, crescem de modo acelerado e vertical, já é difícil encontrar terrenos e quase não há área verde disponível para o plantio. O mundo está cheio de cidades como São Paulo ou ainda mais urbanas.

Mas a necessidade de projetos sustentáveis, que devolvem o verde às cidades, não param de aparecer. O último que encontramos desafia a engenharia e a arquitetura para trazer benefícios às cidades e aos seus moradores, trata-se da “Vertical Farming”, ou seja, fazenda vertical.

Este projeto consiste em cultivar alimentos em um edifício no meio do centro urbano, como se um arranha-céu na Avenida Paulista não mais abrigasse executivos, mas frutas e verduras para o consumo da população local.



O idealizador, o pesquisador norte-americano Dickson Despommier, da Universidade de Columbia, em Nova York, acredita que o prédio possa manter diversas espécies de verduras, legumes, frutas, até peixes e aves pode ser uma solução, pois produziria alimentos rapidamente e em grande quantidade.

Entre outros benefícios, a “Vertical Farming” poderá reduzir o custo do alimentos, pois uma vez que não há necessidade de transporte vindo de locais distantes, além da ausência de desperdício com a produção específica e na quantidade necessária à comunidade local e próxima.

Acreditamos que num futuro próximo, este tipo de edifício seja uma realidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...