quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Tecnologias Futuristas para Deixar sua Casa mais Verde

A tecnologia está cada vez mais invadindo nossas vidas no sentido de melhorá-la ou simplesmente facilitá-la, para isso estão sendo criados muitos utensílios domésticos tecnológicos, e muitas vezes até engraçados para manter sua casa mais verde e sustentável. Veja abaixo alguns exemplos:

Cuidar de uma planta seria bem mais fácil se ela pudesse comunicar suas necessidades para nós, não é verdade? Pois com a correria do dia a dia, sobra pouco tempo para nos dedicar às plantinhas, assim, o risco delas definharem é grande. Devido a isso, o designer JunyiHeo criou um vaso inteligente que mede as condições do solo, temperatura e umidade e, a partir de cálculos, verifica se está tudo em ordem com a planta. Mas o mais legal é que o resultado disto tudo é expresso em uma tela LCD por meio de pictogramas em formato de carinhas que manifestam satisfação ou insatisfação. A planta também “sorri” quando é regada ou “entristece” para avisar ao exagerado que já tem mais água do que precisa. Que bonitinha!


O eletrodoméstico mais utilizado em casa, é também um dos que mais consome energia, cerca de 9% da conta da luz se deve ao consumo dela. Em uma tentativa futurista para repensar os modelos convencionais, o designer russo Yuriy Dmitriev criou o conceito Bio Robot Refrigerator, que não utiliza eletricidade, nem outra fonte energética. Parece mágica, mas não é, na verdade todo seu centro é preenchido por um gel de biopolímero que possui propriedades químicas para resfriar e conservar os alimentos. Assim, o usuário só tem que inserir os produtos no gel, que não é pegajoso, nem tem cheiro, e deixá-los gelando naturalmente. Os alimentos ainda ficam visíveis, evitando assim, ainda mais o desperdício de energia.


Quem gosta de cozinhar, normalmente se interessa por cultivar seus próprios temperos e hortaliças. Mas para que mora em apartamento, por exemplo, não consegue muitas vezes criar uma hortinha, por menor que ela seja, por falta de espaço externo. Mas agora isto deixará de ser um problema, devido a criação dos designers alemãs Charlotte Dieckmann e Nils Ferber. Eles criaram um sistema de agricultura para ambientes internos, composto por vasos de dimensões variadas que se encaixam onde você quiser. E se você desejar, ainda pode adaptar uma tábua para corte dos vegetais, de onde as partes indesejadas podem “deslizar” direto para a terra, servindo como adubo na composteira, assim, o processo de torna autossuficiente.


Agora vamos ver em quanto tempo tudo isso irá começará a fazer parte de nosso dia a dia. Gostaram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...